sábado, 20 de dezembro de 2008

Como dividir minha dissertação argumentativa?


Uma das dúvidas mais comuns que escuto quando inicio um curso de Redação é esta: "Professor, eu tenho todas as idéia, sabe, mas na hora de passar para o papel, não funciona! Como eu faço"?


Bem, o problema deste aluno é a questão da ORGANIZAÇÃO do seu texto. Para um texto ser bem organizado, ele deve partir do pressuposto de que TODA IDÉIA PARA SER EXPLICADA TEM QUE ESTAR COERENTE. Logo, a criação da coerência - que explicamos no tópico anterior - é o primeiro passo para conseguir manter seu texto organizado.

Além disso, o que ajuda o aluno é sempre montar um esqueleto daquilo que ele irá escrever. Claro que não existe uma regra única para isto. Mas, se o aluno for esperto o suficiente, saberá que montando este sustentáculo, o seu texto terá uma esquematização muito maior do que um escrito de maneira "direta" (ou seja, o aluno empolga-se e sai "pipocando" idéias no papel sem organizá-las).

Para ajudar vocês, meus filhinhos e meus amores, papai Poeta organizou um esqueminha bem legal de estrutura do texto dissertativo. Antes que alguém pergunte porque não fiz o do texto narrativo, apenas busquei aquela que é a tipologia textual mais comum de ser cobrada nos vestibulares e concursos. Em outro momento, falarei da narração, artigo e crônica.


1) O começo da batalha: a introdução.


Na introdução, o aluno deve saber que, nesta fase, o texto não é para ser explicado, mas sim SUGERIDO. Ou seja, aqui não valem argumentações e justificativas. Vale apenas a EXPOSIÇÃO DA TESE (que iremos chamar de Tópico Frasal ou TF) e dos principais ARGUMENTOS DE SUSTENTAÇÃO (que iremos chamar de Idéias Secundárias 1 e 2 ou IS 1 e IS 2).

Sugestão para quem está iniciando: use um período para cada item destes. Ou seja, um para o TF, outro para o IS 1 e outro para o IS2. Quem não sabe ainda a diferença de período e parágrafo, aqui vai: o período é um conjunto de orações e o parágrafo é um pedaço da estrutura do texto que agrega períodos. Logo, NADA DE ESCREVER PARÁGRAFO COM UM PERÍODO SÓ.

Para o aluno criar o TF, ele deve transformar o tema em pergunta e direcioná-la para si próprio. Desta forma, a sua reflexão sobre aquela pergunta (logicamente, produto de sua resposta) será a sua tese, logo, o seu TF (tópico frasal, lembrando mais uma vez).

Em seguida, o aluno deverá pensar em dois pontos que JUSTIFIQUEM a sua resposta. Separando os dois, transforme-os em períodos e crie coesão entre eles. Pronto: estes dois períodos serão respectivamente a idéia secundária 1 e a idéia secundária 2. Coloque-os seguidos a seu tópico frasal(TF) e pronto: sua introdução já foi feita.


2) Explicando o que você está defendendo: o desenvolvimento.


Lembre-se sempre que o desenvolvimento é a parte que irá EXPLICAR o porquê do seu pensamento (sua tese ou tópico frasal) sobre o tema abordado. Desta forma, nele você irá apresentar todas as justificativas possíveis que expliquem, de maneira lógica e suscinta, as suas impressões sobre o texto.

Lembre-se sempre que temos DOIS DESENVOLVIMENTOS e equivalem a DOIS PARÁGRAFOS. Jamais faça uma redação com um desenvolvimento só, pois além de errar a estrutura, ainda existe um problema mais grave: irá deixar a redação cansativa e pouco esquematizada.

E como faço para criar os dois parágrafos de desenvolvimento? Lembra que lá na introdução você criou a IS 1(idéia secundária 1) e a IS 2(idéia secundária 2)? Pronto: agora você irá novamente transformá-las em perguntas e responde-las a partir dos SEUS CONHECIMENTOS sobre o assunto. Ou seja, você irá JUSTIFICAR SUAS JUSTIFICATIVAS PRINCIPAIS SOBRE O TEMA. É bom lembrar que cadaum dos parágrafos de desenvolvimento deve ser, NO MÍNIMO, do mesmo tamanho da introdução e sempre maiores que o e conclusão.

Uma boa idéia para organizar eles é colocar sobre a forma de ítens para cada idéia secundária que gerar um parágrafo de desenvolvimento. E se o tema pedir "confronto de idéias", mais fácil ainda: basta colocar, em um parágrafo, uma idéia e, no outro, a idéia que vai de encontro a essa.


3) A hora de afirmar tudo o que disse: a conclusão.


A conclusão nada mais é que uma reiteração das idéias abordadas anteriormente no texto. Logo, ela parte do princípio de que você precisa encerrar seu texto reforçando sua tese, apontando soluções e sugestões acerca do tema e fazendo suas considerações finais sobre o assunto.

Para reforçar a tese, basta você sempre realçar, de maneira mais afirmativa possível, tudo que você dissera no tópico frasal. É o que chamamos de "retomada do TF", ou seja, o instante em que você reafirma o que pensa diante do tema que lhe foi confrontado.

Logo em seguida, você irá criar um período apresentando soluções e sugestões acerca do tema. Invista bastante nisto: afinal, a instituição quer que você RESOLVA O PROBLEMA. Como você irá resolvê-lo? Procure mostrar idéias que contrariem a problemática do tema e que sejam viáveis dentro da realidade brasileira ou mundial (neste ponto, depende de como o tema será enxergado). Se você pensar por este ângulo, verá que as soluções e sugestões são justamente tudo aquilo que primeiro pensamos acerca de qualquer tema, seja numa redação ou na nossa própria vida.

Por fim, trace suas considerações finais. O ideal é que seja produzida uma acertiva que mostre como as suas idéias foram pensadas e dando sempre um toque de esperança e de expectativa para que o problema seja solucionado. Só se lembre de que NUNCA deve-se usar chavões populares ou frases de efeito. Se você apelar para isso, mostrará pouco conteúdo ou lugar-comum e irá perder pontos preciosos na sua redação.


4) Pensando em ainda mais facilitar a vida de vocês, segue o desenho de um esqueminha que uso toda vez em sala de aula. Quem quiser, pode questionar, acrescentar ou modificar algumas coisas, desde que estes ítens NÃO SAIAM do local onde foram inseridos. Afinal, não faz sentido começar uma redação já mostrando soluções para um problema que sequer foi pensado.




Para treinar, sugiro que façam uso deste tema: "Num mundo de desilusões, nossos sonhos viram cada dia mais utopias".
Beijos para as meninas.
Aos rapazes, apenas um aceno de longe.
Prof. Raimundo Poeta

3 comentários:

Liipee disse...

gostei, ireei ler mais tardee, mas pro simulado que irá ter e vai cair redação, é uma boa
valeu !
;x

Anônimo disse...

Amei o blog!
Ótimas dicas.
Eu adoro Português, gosto muito de escrever também.

Visitarei mais vezes.

Beijos.

MÔNICA MARTINS disse...

Obrigada pelos esclarecimentos, muito úteis.