sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O problema do PERÍODO ÚNICO


Meus filhinhos e meus amores, papai Poeta veio aqui bater um papinho com vocês.

Como vocês sabem, um dos maiores "pepinos" que os alunos encontram na prática da Redação refere-se a divisão dos períodos dentro de um parágrafo. Como assim, professor? Bem, o que ocorre é que muitos alunos "empolgam-se" ou simplesmente querem terminar logo a Redação, escrevendo de maneira ininterrupta o texto. Desta forma, o mesmo termina por apresentar um parágrafo com PERÍODO ÚNICO, o "bicho-grilo" a ser debatido (e debelado) hoje.
Vamos pensar um pouco: como surge um período único? Como já vimos, o aluno pode entusiasmar-se demasiadamente ou querer livrar-se da trabalheira que é elaborar um texto (professor, isto foi dito antes, o senhor está dando uma de Telletubbie? Dãããããã...). Só que aí ocorre algo interessante: o aluno desencadeia todas as suas idéias sem organizá-la, seja para um como para o outro ponto. Desta maneira, ele acaba "disparando" as idéias no papel, na maneira que vem a mente. Ah, professor...
Antes que alguém me pergunte "o que é um período", PERÍODO nada mais é do que um conjunto de ORAÇÕES. Sabemos que cada oração, EXCETO AS REDUZIDAS, são identificadas por um verbo. No caso das reduzidas, o verbo está subtendido a partir da forma nominal presente(particípio, gerúndio e infinitivo).
O que pode ajudar o aluno a evitar fazer o período único é simplesmente pré-estruturar todos os parágrafos. Vamos lembrar? Bem, numa DISSERTAÇÃO, teremos exatamente quatro ou cinco parágrafos: um de introdução, dois ou três de desenvolvimento e um de conclusão. Beleza? Então, show de bola... agora nossa luta será para entender como cada um deles pode ser organizado. Observem abaixo:

1. No parágrafo de introdução, nós sempre teremos três idéias básicas:

a) Tópico Frasal: é a idéia principal do texto, aquela que apresenta exatamente aquilo que será defendido na dissertação;
b) Idéia secundária 1: é a idéia que irá introduzir os argumentos presentes no desenvolvimento 1;
c) Idéia secundária 2: é a idéia que irá introduzir os argumentos presentes no desenvolvimento 2 (dããããããã...).

2. Nos parágrafos de desenvolvimento, teremos sempre a divisão de idéias que estejam defendendo a idéia principal, ou seja, que provem, argumentem, ilustrem o que foi apresentado como tese inicial;

3. Na conclusão, entram em cena:

a) A retomada do tópico frasal, por meio de uma confirmação do mesmo;
b) Apresentação de soluções e sugestões para a problemática abordada;
c) Considerações finais, o fechamento da sua redação.

Prontinho? E o que tudo isso tem a ver, professor? Bem, de posse destas informações, é só você pensar um pouquinho que elas podem ser SEGMENTADAS em períodos isolados. Cabe a vocês, meus filhinhos e meus amores, buscarem conectivos para formarem a COERÊNCIA TEXTUAL do mesmo.

"Ah, professor... agora entendi... então, eu tenho que fazer de cada tópico presente um período e depois juntá-los"? Isto mesmo, meus filhinhos e meus amores. Ah, ainda está com dúvida? Vou exemplificar para ficar mais fácil:

1) Vamos preparar uma introdução para o tema: "Violência só gera mais violência". Para isto, sabemos que teremos a necessidade de usar de:

a) Tópico frasal(um período);
b) Idéia secundária 1(outro período);
c) Idéia secundária 2(mais um período).

2) Agora, vamos pensar: por que violência gera mais violência? Como exemplo, chegamos a esta conclusão básica: "O homem sempre foi violento, mas hoje esta situação está atingindo níveis descontrolados". Pronto, isto não explica o que você pensa sobre o assunto? Então, agora é só fazer o seguinte: USÁ-LA COMO SUA TESE! Logo, será seu TÓPICO FRASAL.

T.F. = O homem sempre foi violento, mas hoje esta situação está atingindo níveis descontrolados.

3) Agora, vamos novamente nos perguntar: por que a violência sempre existiu? Como exemplo, podemos dizer que "a violência sempre fez parte da vida do homem e, em alguns instantes, até garantiu a sobrevivência dele". Para não "gastarmos" muitas idéias, vamos sintetizar. Podemos deixar este período como a IDÉIA SECUNDÁRIA 1. Vejamos como pode ficar?

I. S. 1 = É verdade que a violência sempre existiu e até foi necessária em termos de sobrevivência humana.

4) Bom, não fizemos a Idéia Secundária 1? Para a IDÉIA SECUNDÁRIA 2, é só usar a segunda frase do tópico frasal como questionamento. Para sintetizar o blá-blá-blá (a regra é a mesma da Idéia Secundária 1), poderia ficar assim:

I. S. 2 = Porém, hoje a mesma está se tornando inconseqüente e alimentando um continuismo que proporcionamente torna-se maior a cada dia.

5) Fez as três idéias? "Ah, professor... agora saquei"! Entenderam, meus filhinhos e meus amores? É só usar os conectivos adequados, não repetir palavras e voilá: eis aí o seu parágrafo de introdução SEM PERÍODO ÚNICO:

O homem sempre foi violento, mas hoje esta situação está atingindo níveis descontrolados. É verdade que a violência sempre existiu e até foi necessária em termos de sobrevivência humana. Porém, hoje a mesma está se tornando inconseqüente e alimentando um continuismo que proporcionamente torna-se maior a cada dia.

Pronto! Tiveram alguma dificuldade? Espero que não! Em caso positivo, postem suas dúvidas nos comentários ou na Tira Dúvidas - Português, lá no Orkut. Espero vocês, ok?

Beijos para as meninas.
Aos rapazes, apenas um aceno de longe.


Raimundo Poeta

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente Poeta!
Tirada joia por demais. Estou aqui tentando reconstituir o que ainda me resta de conhecimento gramatical e me divertindo com seu labor expresso em linhas.
Hugo K - Passo Fundo - RS

admin disse...

Essa Postagem me ajudara em muito a minha redação no Enem desse ano